Corre, cheira e olha...

Corre…


Sabias que a chita é o mamífero terrestre mais veloz do mundo?

Pois é, a chita consegue correr a cerca de 120km/hora, mais ou menos como aqueles carros que costumas ver a andar rápido na autoestrada.
Assim a esta velocidade ela facilmente captura pequenos mamíferos para a sua alimentação e também para poder alimentar as suas crias. A chita é um felino tal como o tigre ou como o gato que tens lá em casa, mas é o único felino que não consegue recolher aquelas unhas grandes e fortes a que chamamos garras e ainda bem pois elas ajudam este animal a atingir grandes velocidades para poder caçar. Pois é, com aquelas garras a chita tem umas “patas todo o terreno!”


Chita (Acinonyx jubatus)



Cheira…

Tal como a chita é da família do gato lá de casa, também temos no Jardim Zoológico um parente do teu cão, adivinhas quem é?

Sim é esse mesmo, o lobo-ibérico!
Sabias que como o cão ele tem um olfato muito apurado? Ele consegue cheirar uma presa a 2,5 km de distância! É uma distância tão grande que ficarias cansado se tivesses que a percorrer a pé. O lobo-ibérico também existe no nosso país, mas é cada vez mais raro, eles caçam pequeno gado doméstico como ovelhas e cabras que fazem muita falta aos pastores e por isso estes perseguem-no.



Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)


Olha…

Enquanto a maioria dos mamíferos tem o corpo coberto de pelo e nasce da barriga das mães tal como tu, as aves têm as penas para se aquecerem e nascem dos ovos. Mas as penas não servem só para as aves não terem frio, servem também para elas poderem voar!


Sabias que existem aves como a águia  ou o falcão que vêm muito melhor que nós? Elas conseguem ver lá de cima um ratinho mesmo quando estão a voar a 120km/hora. As chitas são as mais velozes na terra e os falcões são os mais velozes no ar!



Águia-pesqueira-de-cauda-branca (Haliaeetus albicilla)