Animais que gostam de chuva...

Existem locais onde chove muito, mas onde também faz muito calor, chamados florestas tropicais húmidas. Ficam muito, muito longe de Portugal, e são a casa de muitos animais selvagens; estas casas onde eles podem viver, e que podem ser tão diferentes, chamam-se habitats.
Vamos conhecer um animal da floresta tropical?
O orangotango vive em algumas ilhas na Ásia, do outro lado do planeta, ficam muito longe, mas poderás vê-lo no Jardim Zoológico, se quiseres. Este animal está em perigo de desaparecer da natureza para sempre! Porquê? Porque o seu habitat está a ser destruído, cortam as árvores da floresta e muitos animais ficam sem alimento e sem casa. O orangotango é um deles pois ele gosta muito de comer frutas e flores e a casa dele, imagina, é mesmo em cima das árvores! É verdade, este primata constrói a sua casinha que mais parece um ninho gigante feito de folhas e ramos no meio das árvores da floresta. O que é um primata? Tu por exemplo és um primata!
 Existem muitas coisas que só os primatas têm, uma delas é o polegar oponível, é aquele dedo que faz o ok ou que podes usar para pedir boleia. Esse dedo, o polegar, não serve só para isso, sem esse dedo era muito mais difícil conseguirmos agarrar as coisas com força, não era? Por isso quando te disserem que és primo dos macacos não é mentira, mas não deixes que te chamem de macaco porque todos os macacos são primatas mas nem todos os primatas são macacos! Nós não somos e o orangotango também não!
Queres conhecer animais que gostam de sol? E animais que vivem na neve? Então está atento ao blogue nas próximas semanas! Ainda existem tantos habitats e tantos animais diferentes para conhecer...