Follow by Email

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

À descoberta dos mamíferos marinhos

Ainda te lembras do que são mamíferos? Vamos fazer uma revisão: “mamífero” é a classe a que pertencem os animais que têm pelo, nascem da barriga da mãe e bebem leite da mãe quando são pequeninos.
Hoje trazemos-te um mamífero marinho, ou seja, um mamífero que vive na água e retira dela o seu alimento.
Foca-monge-do-mediterrâneo
Já ouviste falar da Foca-monge-do-mediterrâneo? Esta também é conhecida por Lobo-marinho. É um animal que pode atingir 400Kg e 4 metros de comprimento (4 passos à gigante) no caso dos machos e  2,30 metros no caso das fêmeas.
Pensa-se que só existem 450 focas-monge-do-mediterrâneo, sendo talvez o membro da família das focas mais ameaçado de extinção. Estão quase a desaparecer para sempre porque o homem pesca os peixes que são o alimento preferido delas e por vezes também ficam presas nas redes dos pescadores, não conseguindo vir respirar à superfície. Em Portugal, as focas-monge-do-mediterrâneo que sobreviveram às atividades do Homem vivem nas ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira, onde ainda existem 23 animais.
Sabes o que podes fazer para ajudar os mamíferos marinhos, como focas, golfinhos e leões-marinhos? Não deites lixo para o mar, porque eles podem confundir o lixo com alimento e acabam por comer, por exemplo garrafas de plástico o que lhes faz mal e pode mesmo levar à morte. O plástico tem que ir sempre para o contentor de que cor? Isso mesmo! Para o amarelo.
Gostavas de ver a prima da foca-monge, a foca-comum? Então vem visitá-las ao Jardim Zoológico, aposto que vais gostar!

Sem comentários: