Animais domésticos e selvagens!


Alguns animais foram escolhidos, ao longo de muitos anos, para viverem junto ao Homem. Fazem-nos companhia ou ajudam-nos no trabalho, na alimentação e até no transporte. Estes animais, que vivem próximo do Homem chamam-se animais domésticos. Dentro deste grupo, temos os que vivem nas nossas casas e os que vivem nas quintas.


Tens ou conheces alguém que tenha um cão ou um gato? Eles são os chamados animais de estimação, ou seja, são animais domésticos que vivem nas nossas casas e é como se fizessem parte da nossa família, brincam connosco e estão sempre por perto.

Mas sabes de onde vem o leite que bebemos de manhã ou os ovos para fazer as omeletes? E a lã quentinha para as camisolas? Todos estes produtos vêm de animais que também vivem perto do Homem, normalmente em quintas e ajudam-nos a obter muitos dos produtos que precisamos no nosso dia-a-dia. São chamados animais domésticos de quinta. Aposto que conheces alguns!.
Girafa-de-angola
Noutro grupo temos os animais selvagens. Estes são os que vivem na Natureza, e podem estar nos oceanos, nas florestas, nas savanas e em muitos outros sítios. Estes animais não estão habituados à presença do Homem, e por isso devemos respeitar o seu espaço, para que não se assustem connosco.
Animais domésticos ou selvagens, todos merecem o nosso respeito!
No Jardim Zoológico temos muitos animais selvagens, como a Girafa-de-angola, a Arara-jacinta ou o Dragão-de-komodo e alguns animais domésticos na nossa quintinha, como a vaca, a cabra ou o coelho. Vem com a tua turma e participa no programa educativo “Os Animais e o seu meio” e ainda no programa “Encontro com o Tratador  da Quintinha”! Basta marcar junto do Centro Pedagógico