Braquiação: um tipo de locomoção!


Gibão-de-mãos-brancas
Sabes o que distingue os primatas das restantes ordens? Coloca a tua mão aberta no ar e tenta tocar com o teu polegar nos restantes dedos da mesma mão! Consegues? É isso mesmo, todos os primatas conseguem fazer isto, porque têm o polegar oposto aos restantes dedos. Chamamos-lhe polegar oponível e permite-nos agarrar e manusear objectos.
Quase todos os primatas têm polegar oponível nos quatro membros e esse aspecto pode ajudá-los no seu modo de locomoção. Vamos pensar no Macaco-aranha-da-colômbia. É um primata arborícola que, quando se desloca, agarra-se aos ramos das árvores e balança o corpo na direcção do próximo ramo. Para isso utiliza as mãos e os braços. A este tipo de deslocação chamamos braquiação.
Macaco-aranha
Este animal tem ainda uma curiosidade muito interessante, além de utilizar os braços para se deslocar, ele também utiliza a cauda! Alguns animais utilizam a cauda na deslocação para lhes dar equilíbrio, mas a cauda do Macaco-aranha é especial, ela funciona como outro membro! Isto, porque tem a capacidade de agarrar, ela consegue, por exemplo, segurar-se a um ramo. A este tipo de cauda chamamos cauda preênsil.
Vem com a tua turma participar no programa educativo “Adaptações e Comportamentos” e descobre esta espécie e tantas outras, bem como as suas crias mais recentes!