Follow by Email

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cornos, chifres e hastes

Sabes a diferença entre eles? Será que são a mesma coisa? Quais são os animais que têm cornos? E chifres?
Órix-austral

Se calhar quando pensaste na resposta o animal que te veio à cabeça foi o boi que é um animal doméstico, mas os animais selvagens também têm cornos, como é o caso do Órix-austral, Bisonte-americano, ou mesmo a Girafa-de-Angola, embora neste último caso os cornos sejam especiais porque se encontram revestidos de pele e pêlo.
Os cornos são estruturas ósseas, mas que ao contrário dos outros ossos que conheces, estão fora do corpo dos animais. Têm a sua origem ao nível do crânio dos animais. Há espécies em que só os machos têm cornos, enquanto noutras, tanto os machos como as fêmeas apresentam cornos. Animais com cornos são por exemplo o Elande ou Búfalo-africano.
Rinoceronte-branco

Já os chifres, podemos encontrá-los no Rinoceronte-indiano, que tem um chifre ou no Rinoceronte-branco que tem dois chifres. Os chifres têm na sua composição queratina, que também existe nas nossas unhas e no nosso cabelo. Assim como estas têm um crescimento contínuo, ou seja, se os chifres forem cortados voltarão a crescer, o mesmo não se passa com os cornos.

Áxis

Por fim, as hastes são estruturas diferentes que como os cornos também têm uma estrutura óssea e possuem pele e pelo a revesti-los. O que os distingue é que sofrem mudas anuais, ou seja, caem após o suprimento sanguíneo ser cortado num processo natural e desprendem-se. Animais como o Veado-da-birmânia e o Áxis têm hastes.

Sem comentários: