Os sentidos dos animais


Hoje vamos falar sobre os sentidos, esta temática é abordada no nosso programa educativo para 1ºciclo com o tema – “Animais e o seu meio”. 
Tigre-de-sumatra
Quantos sentidos conheces? Isso, mesmo, são cinco sentidos.  Temos o olfato, o paladar, a visão, a audição e o tato. Será que todos os animais têm estes sentidos igualmente apurados?
Vamos então começar pela visão, que nos permite ver o mundo que nos rodeia e a audição que nos permite ouvir os sons.
Será que o rinoceronte-branco tem uma visão tão apurada como o Tigre-de-sumatra? Podemos dizer-te que não, enquanto o tigre é um predador, ou seja caça outros animais e por isso ouve muito bem e tem uma visão desenvolvida que lhe permite ver mesmo quando há pouca luz; o rinoceronte também ouve bem, ele até tem umas orelhas grandes, que consegue virar para o lado que quiser para poder ouvir melhor. Já a sua visão, não é muito apurada.
E quem terá um olfato apurado? Sim, pode ser o lobo, que como os cães que conheces tem o olfato desenvolvido, mas o Dragão-de-komodo, que é um réptil, consegue sentir o cheiro de um animal morto a 11 km de distância.

Mão de Gorila-ocidental-das-terras-baixas
O tato é o sentido que normalmente associamos às nossas mãos, podemos assim pensar nas mãos do Gorila-ocidental-das-terras-baixas, que são parecidas com as nossas e que também lhes permitem tocar, sentir e agarrar em objetos e alimentos.
Quanto ao paladar permite-nos sentir o sabor dos alimentos, sejam doces, amargos, ácidos ou salgados. Sentimos todos estes sabores na nossa língua, o chimpanzé tem um paladar semelhante ao nosso. E a língua da Girafa merece ser referida, sabias que atinge em média 40 a 50 cm de comprimento?

Todos os sentidos funcionam como um todo, permitindo aos seres vivos conhecer o mundo exterior e tomar decisões sobre, por exemplo, o que comer e que caminho devem seguir.