A visita da Vicky

Olá, eu sou a Vicky, um golfinho do Jardim Zoológico, sou muito famosa e até tenho uma música só para mim, já ouviste? 

 Uns dizem que sou um golfinho-bico-de-garrafa, outros golfinho-roaz, mas estes nomes significam o mesmo, é o nome da minha espécie! Um animal como eu pode medir até 3,9metros e pesar até 500kg. Temos uma cor cinzento-chumbo e a nossa barriga é branca ou, por vezes, cor-de-rosa. Sabes porque temos um “bico” tão comprido? Porque transportamos na nossa boca até 96 dentes. 


Nós temos um corpo flexível e ideal para perseguir as nossas presas. Podemos comer peixes, lulas, polvos e crustáceos e sabias que podemos comer até 30kg de alimento por dia? 

Se achas que me ganhas no jogo de quem aguenta mais tempo debaixo de água, eu aposto que não! Mas se vier um peixe jogar comigo já não tenho a mesma sorte, pois os peixes têm brânquias, enquanto eu tenho pulmões, tal como tu, e tenho de vir à superfície para respirar. Sabes onde está o meu nariz? Eu respiro através do orifício que tenho na cabeça, chamado espiráculo. É por respirarmos por pulmões que as redes dos pescadores podem ser muito perigosas para nós, pois se formos apanhados, não conseguimos sair e vir à superfície respirar e acabamos por morrer afogados. 
Sabias que em tempos era possível ver golfinhos como eu no estuário do Tejo? Hoje em dia isso já é muito raro devido ao aumento da poluição.
No entanto, tenho uma boa notícia para ti, existe outro estuário em Portugal onde ainda existe uma comunidade de golfinhos, chama-se Estuário do Sado e cabe a todos vós ajudar a preservar este local para que os meus familiares consigam sobreviver. 
Encontro com Tratador dos Golfinhos



Se me quiseres conhecer melhor e ficar a conhecer o trabalho de quem cuida diariamente de mim e dos meus amigos que habitam no Centro de Vida Marinha vem participar com a tua turma no encontro com o treinador dos Golfinhos e Leões-Marinhos às 3ª feiras às 11h.