Como se deslocam os animais?


Canguru-de-bennett
A maioria dos animais necessita de se movimentar para procurar alimento, reproduzir-se, fugir de predadores e procurar abrigo. A forma como o faz chama-se modo de locomoção!
Este varia consoante os locais em que os animais se deslocam, podendo ser no solo, na água ou no ar. Desta forma, existem animais que marcham, correm, saltam, reptam, nadam ou voam. Consegues identificar estes modos de locomoção para diferentes animais?
O tigre e a zebra, por exemplo, deslocam-se através da marcha e da corrida. O tigre usa a corrida para capturar as suas presas e a zebra para fugir dos predadores.
O canguru desloca-se através do salto, pois tem as patas posteriores em forma de Z, que faz com que funcione como uma mola, impulsionando o animal para a frente.
E as serpentes? Estas não têm membros, pelo que apoiam o corpo no solo. Ao ato de rastejar damos o nome de reptação.
Os animais que se deslocam no ar, como a maioria das aves e o morcego têm órgãos especializados que lhes permitem voar.
Pinguins-do-cabo
Na água os animais deslocam-se através da natação. Para facilitar a natação, as asas do pinguim, assim como os membros e cauda dos golfinhos, estão transformadas em barbatanas, já o pelicano, que se desloca dentro e fora de água, possui membrana interdigital para aumentar a superfície das patas.
Gostas de desafios? Então quando visitares o Jardim Zoológico tenta identificar o modo de locomoção de cada animal, depois deste texto vai ser muito mais fácil!