PRESAS E AS SUAS TÉCNICAS DE DEFESA

A predação é uma relação biótica interespecífica, em que o predador caça com propósito de se alimentar de uma presa. Existem estratégias que as presas podem apresentar, quanto ao seu aspecto exterior e que lhes conferem vantagem contra a predação, estas são:



Falsa-coral-de-sinaloa


Mimetismo – As presas procuram imitar o padrão que um predador apresenta, por forma a serem confundidos, evitando assim a predação, exemplo é a Falsa-coral-de-sinaloa, que pode ser distinguida da verdadeira coral, isto porque na Falsa-coral-de-sinaloa o vermelho toca o preto, enquanto que na verdadeira coral temos o vermelho a tocar o amarelo. 



Tigre-de-sumatra


Camuflagem – Os animais tentam passar despercebidos, no seu habitat. Esta técnica também ocorre nos predadores, por exemplo os tigres têm riscas para se camuflarem e poderem aproximarem-se das presas sem seres vistos. O extremo da camuflagem é o camaleão que pela sua capacidade de mudar de cor, está sempre camuflado em qualquer local do seu habitat. 


Cores de aviso – muitas espécies que são venosas apresentam cores fortes como o vermelho ou o amarelo, que funcionam como aviso, para as outras espécies, como é o caso dos anfíbios do género Dendrobates. Mas não te esqueças nem tudo o que parece é!