Follow by Email

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Afinal há lobos em Portugal!


Para o tema desta semana vou dar-te 3 pistas: é uma animal selvagem, semelhante ao cão e que entra na história do capuchinho vermelho. É o Lobo, muito bem! Este é um mamífero pois tem pêlo, nasce da barriga da mãe e bebe leite quando é pequenino. Sabes qual o seu regime alimentar? É um carnívoro, ou seja, alimenta-se da carne de outros animais.
Será que existem lobos em Portugal? Existe o Lobo-ibérico! Este animal existia em todo o pais, mas agora a sua população esta a diminuir, só existindo cerca de 300 indivíduos no norte de Portugal.
 Lembras-te qual a palavra que se utiliza para um animal que está a desaparecer para sempre na natureza? Chama-se extinção. O Lobo está em extinção porque as espécies selvagens que ele prefere caçar, como o corço e o Veado, também estão a desaparecer na Natureza. Então, para se alimentar o lobo recorre por vezes a animais domésticos, como vacas ou ovelhas, o que deixa os pastores muito zangados, preparando armadilhas para os matar.
O lobo aparece em muitas histórias, como sendo sempre uma personagem má, no entanto, este é um animal que, como muitos outros, tem de caçar as suas presas para se alimentar e sobreviver.

Para aprenderes mais sobre os animais em extinção, vem ao Zoo de Lisboa e participa com a tua turma no programa de 1ºciclo “Extinção”.
Contamos contigo para ensinar à tua família e amigos que o Lobo não é um animal mau como se diz e que temos de ajudar a protegê-lo para que não desapareça do nosso país.

3 comentários:

TheRedHippieTeenager disse...

Os Lobos tinham uma das melhores instalações de todos os animais do Zoo aqui há uns anos, mas fecharam o acesso ao monte há pelo menos 5 anos. Os Lobos e as Raposas vão voltar a ser de acesso público?

Centro Pedagógico do Jardim Zoológico disse...

Os Lobos ainda continuam numa das melhores instalações do Jardim Zoológico, visto que é, à semelhança de outras, uma instalação naturalista. Como neste momento as principais preocupações do Jardim Zoológico são bem-estar e conservação, os lobos permanecem inacessíveis ao público, porque são uma espécie sensível a presença do mesmo. Para além disso para a sua reprodução é necessário que estejam isolados. Aproveitamos para dizer que nasceram no decorrer do último ano duas crias das quais nos orgulhamos imenso.

Anónimo disse...

Fico feliz e agradeço a boa resposta do Centro Pedagógico do ZOO de Lisboa.
Gostaria também além do leitor anterior, mas compreendo a boa atitude/ vontade do ZOO em colocar o Lobo em primeiro lugar.
Força Lobo