Afinal há lobos em Portugal!


Para o tema desta semana vou dar-te 3 pistas: é uma animal selvagem, semelhante ao cão e que entra na história do capuchinho vermelho. É o Lobo, muito bem! Este é um mamífero pois tem pêlo, nasce da barriga da mãe e bebe leite quando é pequenino. Sabes qual o seu regime alimentar? É um carnívoro, ou seja, alimenta-se da carne de outros animais.
Será que existem lobos em Portugal? Existe o Lobo-ibérico! Este animal existia em todo o pais, mas agora a sua população esta a diminuir, só existindo cerca de 300 indivíduos no norte de Portugal.
 Lembras-te qual a palavra que se utiliza para um animal que está a desaparecer para sempre na natureza? Chama-se extinção. O Lobo está em extinção porque as espécies selvagens que ele prefere caçar, como o corço e o Veado, também estão a desaparecer na Natureza. Então, para se alimentar o lobo recorre por vezes a animais domésticos, como vacas ou ovelhas, o que deixa os pastores muito zangados, preparando armadilhas para os matar.
O lobo aparece em muitas histórias, como sendo sempre uma personagem má, no entanto, este é um animal que, como muitos outros, tem de caçar as suas presas para se alimentar e sobreviver.

Para aprenderes mais sobre os animais em extinção, vem ao Jardim Zoológico e participa com a tua turma no programa de 1ºciclo “Extinção”.
Contamos contigo para ensinar à tua família e amigos que o Lobo não é um animal mau como se diz e que temos de ajudar a protegê-lo para que não desapareça do nosso país.