Follow by Email

sexta-feira, 6 de abril de 2012

As formas do corpo


Na última sexta-feira foi publicado aqui no blogue um artigo sobre o revestimento dos animais agora vamos falar da forma do corpo que o revestimento cobre.
No reino animal podemos encontrar animais com as mais diversas formas desde a estrela do mar, aos golfinhos, aves a animais quadrúpedes como o elefante-africano ou bípedes como é o nosso caso.
Podemos classificar o corpo quanto à forma, à simetria, as divisões que o corpo apresenta.
Foca-comum
Assim quanto à forma podemos encontrar animais cuja forma é cilíndrica, como o caso das serpentes, é disso exemplo a Pitão-da-birmânia. Os animais que habitam no meio aquático, têm a sua forma adaptada à locomoção, ou seja, apresentam um corpo fusiforme que tem vantagens a nível do hidrodinamismo, como é o caso da Foca-comum. No meio marinho também há quem tenha corpo achatado como o caso das solhas.
Órix-de-cimitarra
De uma forma geral, os animais apresentam na maioria dos casos simetria bilateral, ou seja, são simétricos quando comparamos o lado esquerdo com o lado direito do corpo. Mas a estrela do mar é um exemplo de simetria radiada, já as esponjas são assimétricas.
As divisões do corpo variam com a espécie em questão, os quadrúpedes e bípedes têm o corpo dividido em cabeça, tronco , este divide-se em tórax, abdómen e membros, as aves tem cabeça, tronco e membros, mas no tronco encontramos toráx e cavidade celómica. Já os insetos têm o corpo dividido em cefalotórax e abdómen.

Sem comentários: