És um primata?


Gorila-ocidental-das-terras-baixas
Ora para saberes se és ou não um primata, é importante saber o que é afinal um primata, para isso aqui no Jardim Zoológico fazemos um jogo e é isso que vamos fazer, um jogo. Coloca uma mão no ar, agora qual é o teu polegar? Sim é o dedo do “ok”, então agora tenta tocar com o polegar nos outros dedos, consegues? Claro que sim. Então isso significa que tens um polegar oponível, isso faz de ti um primata mas há outros animais que também são primatas, como os Gorilas que é o maior ou o Chimpanzé, também o Gibão-de-mãos-brancas pertence a esta família, assim como o Mico-leão-dourado que é o mais pequenos destes primatas que falamos. Todos os primatas também têm impressões digitais e todas são diferentes entre indivíduos.
Chimpanzé
E será que é só as mãos que fazem a diferença? Será que são inteligentes? Sim são, capazes de pensar e de tomar decisões, por exemplo os chimpanzés já foram vistos no seu habitat a transformarem paus em lanças que usam para caçarem outros animais. Para além disso os chimpanzés conseguem fazer expressões faciais, assim como tu quando olhas para os teus amigos consegues perceber pela cara deles se estão contentes ou tristes, os chimpanzés fazem o mesmo entre os elementos da sua família.
Agora uma questão importante é a seguinte nem todos os primatas são macacos, mas uma coisa é verdade todos os macacos são primatas. Assim 
podes compreender porque é que é errado chamar ao chimpanzé, macaco porque ele é um primata mas não é um macaco.

Vem ao zoo com a tua escola aprender mais sobre estes animais, que são tão parecidos connosco.