Follow by Email

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A importância das plantas


Como sabes as plantas são bastante importantes para o Homem e para o ambiente. Mas sabes porquê?
Aqui estão algumas das coisas importantes que as plantas nos dão.
  • Estética: as plantas têm um grande valor estético. São elas que dão beleza aos espaços em que nós vivemos. Quem gostaria de viver num espaço sem plantas?
  • Comida: aproximadamente 3.000 espécies de plantas são usadas para a nossa alimentação, mas 90% da comida que comemos vem somente de 20 plantas diferentes.
  • Qualidade do ar e da água: o oxigénio que precisamos para respirar vem da fotossíntese das plantas. A qualidade do ar que respiramos e da água que usamos, depende muito das plantas e da sua capacidade de limparem o ar e a água da poluição e das poeiras. São fundamentais ajudar a combater as alterações climáticas.
  • Produtos: as plantas dão-nos muitos produtos. Sabias que a roupa que tens é feita de plantas? E as rolhas das garrafas? E o papel em que escrevemos? E os armários da cozinha? 
  • Controlo da erosão: as raízes das plantas ajudam a proteger o solo e a controlar a erosão. Ajudam também a controlar as cheias, pois tornam a terra permeável, permitindo que a água não fique acumulada à superfície e seja absorvida pela terra. 
  • Ecossistema: a palavra “Ecossistema” relaciona as plantas e os animais, na capacidade de vivermos juntos, suportando-nos uns aos outros.
Floresta caducifólia
  •  Medicina: ao longo da nossa história as plantas têm sido bastante importantes para a medicina. Sabias que 80% dos medicamentos que tomamos tiveram origem nas plantas? Por exemplo, a casca do salgueiro é usada para se fazer a aspirina. Apesar de todos os avanços na medicina só 2% de todas as espécies de plantas foram testadas. Não achas que ainda podemos descobrir mais?  
  • Habitat: as plantas proporcionam o habitat (o sítio para viver) para muitos outros seres vivos.

1 comentário:

VMW disse...

Agradeço, ajudou-me muito.