Pegadas no chão

Será que as pegadas podem ser uma pista sobre a locomoção dos animais no solo? Sim é verdade.

Existem diferentes tipos de locomoção no solo, são elas a reptação, salto, marcha e corrida, falando destas últimas, estas são características de animais que apoiam no solo a extremidades dos dedos, com garras no caso dos felinos – digitigrados ou com cascos no caso dos ungulígrados, quando apoia toda a planta do pé estamos perante plantígrados.
Agora fica o desafio olha para as seguintes pegadas, consegues saber qual o tipo de extremidade em questão?


Pegada A

Pegada A
    
                                      

          A.     Plantígrado
          B.     Digitígrado
                 C.     Unguligrado

Nas imagens A temos a pegada de um homem e de um urso são ambos plantígrados e podemos ver que há a marca da planta do pé e dos dedos, no urso podemos ver as unhas.

Pegada B

Na imagem B corresponde à pegada dos digitígrados como é o caso dos felinos, como as garras estão recolhidas na pata não aparecem na pegada, mas na imagem, se vires bem há uns pontinhos que correspondem às garras, quem será? Sim, é a chita, que tem as garras sempre de fora, para poder ter maior atrito em relação ao solo nas suas corridas.

Pegada C

a imagem C, corresponde aos ungulados, uma ungula é uma unha, e os cascos no fundo são unhas desenvolvidas que protegem os dedos de animais como a Girafa-de-angola, daí que a pegada seja duas manchas uniformes.