UM POLINIZADOR IMPORTANTE PARA O ECOSSISTEMA


A polinização cruzada é o transporte dos grãos de pólen do órgão reprodutor masculino para o órgão reprodutor feminino de uma planta diferente mas da mesma espécie. 

As abelhas são os principais agentes polinizadores das plantas floríferas, pois transportam os grãos de pólen de umas flores para as outras, facilitando-lhes a reprodução. Mas estas também ficam a ganhar, uma vez que as plantas produzem o néctar, que as atrai e lhes serve de matéria-prima para fazer o mel.O pólen também é importante para estas, pois é a sua principal fonte de proteína. Esta interação entre as abelhas e plantas garante o sucesso na polinização cruzada que constitui uma importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o vigor das espécies, possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes.

A polinização cruzada torna-se ainda mais importante nas áreas agrícolas em monocultura, ou seja, com produção de uma única espécie de plantas. Nestas condições a biodiversidade de plantas é baixa e os polinizadores naturais têm tendência a desaparecer, sendo necessário introduzir colónias de abelhas nestas áreas para garantir que a polinização/reprodução continua a acontecer. 

É necessário conservar e restaurar as áreas naturais utilizadas por estes polinizadores, pois eles são essenciais para a reprodução das plantas e, consequentemente para o bom funcionamento dos ecossistemas terrestres.