A água no nosso planeta


O nosso planeta Terra é também conhecido como o planeta azul e isso tem uma razão de ser, a presença da água, dos oceanos, rios e lagos, cuja cor é azul quando vista do espaço e que cobre três quartos da Terra é designada por hidrosfera.
A água pode ser encontrada em diferentes formas, líquida, gasosa e sólida, consegues pensar em exemplos para cada um destes estados? Líquida é como a bebemos, sólida é o gelo e gasosa sobre a forma de vapor que podemos ver quando falamos uns com os outros num dia de muito frio a sair da nossa boca.
Falemos agora do ciclo da água – é um ciclo porque a água do nosso planeta passa por diferentes fases, existe água doce e salgada, a salgada nos oceanos e a doce nos rios e lagos, de todos estes depósitos de água líquida, temos também os depósitos de água em estado sólido como é o caso do gelo e neve que existem nos polos e também no topo das cadeias rochosas.
A água presente nestes depósitos evapora e vai para a atmosfera, onde condensa passando de nuvens a chuva, ou neve, caso a temperatura seja mais fria.
Quando chove, a água segue o seu curso em rios e também onde não a podemos ver, ou seja, nos chamados – lençóis friáticos que correm em profundidade, indo depois dar origem a nascentes que vão ter aos rios.
O facto de ser um ciclo leva-nos a compreender que temos que poupar este recurso, gastando menos água, até porque sem água não há vida.
Quando podemos poupar? Quando lavamos os dentes, quando tomamos banho e até nas máquinas que temos em casa, quando as vamos comprar devemos ter em conta o consumo de água que realizam, e não só na forma como a usamos, mas também no que eliminamos nas nossas casas, por exemplo os óleos de cozinha que devem ser colocamos nos pontos de recolha, ou os produtos de limpeza, que devem ser os que são menos poluentes, lembra-te a água que usamos hoje é a que vamos beber amanhã!