Follow by Email

sexta-feira, 11 de maio de 2012

As araras e os papagaios


Aqui no Jardim Zoológico podemos encontrar várias Araras e Papagaios, têm cores e tamanhos diferentes, mas têm em comum que são todos aves, assim têm penas, bico e põe ovos. Há uma ave doméstica que tu conheces bem, quem é? É a galinha, muito bem.
Ora, mas estávamos a falar das araras e dos papagaios, a maior das araras é a Arara-jacinta e a mais pequena é a Arara-nanica, podes vê-las cá no Zoo, as mais coloridas são as Araras-escarlate, têm penas vermelhas, amarelas e azuis.
Papagaio-ecletus
Já os papagaios, aqui no zoo encontras vários, entre eles, o Papagaio-cinzento e um que é especial e têm um nome estranho, o Papagaio-ecletus, nestes papagaios a fêmea tem penas vermelhas e o macho tem penas verdes.
Mas afinal, porque é que não são todos papagaios ou todos araras? Qual é a diferença entre eles?
A principal diferença está nas penas da cauda, que nas araras são compridas e terminam em V, já as dos papagaios são curtas e terminam a direito, como se fosse uma linha.
Há outra diferença que está nos dedos, ora as araras têm dois dedos para a frente e dois para trás, o que é estranho, mas é muito útil para se agarrarem aos troncos das árvores e até treparem, os papagaios têm dois dedos para a frente e um para trás.
Os bicos também têm formas diferentes, mas isso tem a ver com aquilo que estas aves comem, sejam elas papagaios ou araras.
Agora já sabes distinguir uma arara de um papagaio, só te falta vir a Jardim Zoológico e ver para crer.

Sem comentários: