As araras e os papagaios


No Jardim Zoológico pode observar diferentes espécies de Araras e Papagaios. Têm cores e tamanhos diferentes, mas têm algo em comum: todos pertencem à classe das aves, logo têm penas, bico e põe ovos.

A maior subespécie de araras é a Arara-jacinta (Anadorhincus hyacinthinus) e a mais pequena é a Arara-nanica (Ara nobilis). As mais coloridas são as Araras-escarlate, com penas vermelhas, amarelas e azuis.

Nos caso dos papagaios, no Jardim Zoológico pode encontrar diferentes espécies, das quais destacamos o Papagaio-ecletus. Nestes papagaios existe um claro dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea são muito diferentes um do outro -  a fêmea tem penas vermelhas e o macho tem penas verdes.

É no entanto vulgar a confusão Arara e Papagaio. Qual será a diferença entre eles? A diferença mais fácil de observar são as penas da cauda, que no caso das araras são compridas e terminam em "V" e nos papagaios são curtas e terminam a direito.

Outra diferença observável são os dedos. As araras têm dois dedos para a frente e dois para trás, o que permite que se agarrarem aos troncos das árvores e que as consigam trepar. Já os papagaios têm dois dedos para a frente e um para trás.

Nos bicos também podemos observar diferentes formatos, mas essa característica está relacionada com o tipo de alimentação de cada ave e é diferente em todas as aves.