Da pradaria à estepe



Hoje vamos viajar das pradarias para as estepes, comparativamente às pradarias as estepes são mais planas, assim como as pradarias têm um elevado coberto vegetal de herbáceas, mas cuja altura é inferior às que se encontram nas savanas, sendo na maioria das vezes rasteira, são portanto áreas abertas. Ainda que existam as estepes arborizadas, em que já se verifica a presença de árvores. Este tipo de habitat, ocorre na Europa, continente Americano, Ásia Central e África.
As estepes podem representar zonas de transição entre as savanas e o deserto, também funcionam como local de alimentação para herbívoros. Uma vez que fazem a fronteira com o deserto, também existem as estepes semiáridas, já com menos vegetação que a estepe. Já a estepe semiárida arbustiva, apesar de mais árida apresenta vegetação de porte arbustivo.
Elandes
Alguns dos animais que podemos encontrar em estepes são as Abetardas e os Babuínos-hamadrias, estes animais têm uma estrutura social complexa e isso é uma adaptação ao habitat onde vivem. Desta forma podem assim caçar e defender-se em grupo.Nas estepes semiáridas, ocorre o Elande que é um dos maiores antílopes africanos e o Suricata. Já, já nas estepes semiáridas arbustivas, encontramos o Ocelote.
Visita o Jardim Zoológico e descobre muitas outras espécies de animais características das estepes.