HOJE É O DIA DAS PEQUENAS GRANDES ESPERANÇAS!


Sem vida não há esperança e é de vida que tratamos aqui ou não fossemos uma instituição que luta pela conservação de todas as formas de vida, da biodiversidade.
O ciclo da vida é o mais incrível fenómeno da natureza. Quando para uns a aventura chega ao fim, para outros está apenas a começar. E não há momento de maior alegria e esperaa que um nascimento. E o que dizer então quando os ciclos de vida de uma espécie estão comprometidos? Quando morrem muito mais do que nascem? Aí, um nascimento parece quase um milagre!
Hoje é dia de celebrar a esperança e o futuro, porque as crianças são o futuro, daí ser essencial educar para a conservação da natureza e esta é uma das nossas mais importantes missões.
Conservar a natureza é conservarmo-nos a nós próprios, destruí-la é destruir a humanidade. Somos também parte da natureza e as crianças percebem-no melhor que ninguém, pois todos os seres vivos, principalmente os animais fazem parte do seu tão característico mundo mágico.
A curiosidade característica da infância faz com que as criaas tenham os sentidos mais alerta do que ninguém e num passeio pelo Jardim Zoológico as crias não lhes passam despercebidas pois reconhecem nelas tantos comportamentos semelhantes aos do seu quotidiano, quando veem o pequeno chimpanzé a brincar e a explorar como qualquer criaa curiosa, ou a mãe gibão a transportar a sua cria como as nossas mães nos pegaram tantas vezes ao colo, o incentivo da mãe arara ao primeiro voo da cria inexperiente tal como nós quando nos aventurámos nos primeiros passos, o pai saguim levando a cria às cavalitas tal como os nossos pais tantas vezes nos levaram…
Cada nova cria representa a esperaa na continuidade da sua espécie enquanto relembra a importância da conservação da biodiversidade.Hoje é o dia das pequenas grandes esperaas!