Machos e Fêmeas – diferentes aos nossos olhos

Como sabes há animais em que tanto os machos como as fêmeas por mais que olhemos para eles parecem-nos iguais, consegues lembrar-te de algum?
             Casal de Leões
Por exemplo, na família dos Pinguins-do-cabo, como será que sabemos quem é quem? Estas aves têm anilhas e é através destas que as distinguimos, não só machos de fêmeas mas cada um deles, o mesmo se passa com os Flamingos-rubros por exemplo.
Se te perguntasse como distinguias o leão da leoa, sabias-me dizer?
Aqui já é mais fácil é pela juba. E se fosse o Papagaio-eclectus? Aí é diferente, mas igualmente simples, porque o macho tem as suas penas predominantemente verdes, já na fêmea são vermelhas, quase que faz lembrar os famosos clubes de futebol.
Casal de Pavões
 Nas aves é comum o macho ter cores nas penas, que chamam mais a atenção, pelos seus tons fortes, já as fêmeas são normalmente mais discretas, sem dúvida que o exemplo mais famoso, aqui no ,Jardim Zoológico é o pavão, o macho tem as penas da cauda longas e com várias cores, que servem para atrair as fêmeas, cujas cores são mais discretas, acastanhadas.
Então a esta característica que algumas espécies têm e que nos permite distinguir o macho da fêmea apenas através da observação visual, chamamos de dimorfismo sexual.
No Jardim Zoológico podes distinguir muito bem machos e fêmeas de muitas espécies, desafia os teus amigos e vem cá descobrir quem é quem!