O maior dos lagartos


Pelo nome Dragão-de-komodo, poderias pensar que tem asas ou deita fogo pela boca, mas este animal apesar de não fazer nada disto é muito especial, porque é o maior dos lagartos! Pode mesmo ter mais de três metros de comprimento e pesar mais de cem quilogramas, apesar de as fêmeas serem mais pequenas do que os machos.
É um réptil e portanto tem escamas a cobrir o seu corpo, tem “sangue frio” e nasce de ovos.
As pessoas que estudam os animais, os biólogos, descobriram que estes animais são venenosos.
Alimentam-se de carne, são por isso carnívoros.
No Jardim Zoológico, agora que os dias estão mais quentes, já podemos ver o Dragão-de-komodo, na sua instalação exterior, onde pode apanhar sol para se aquecer. Durante o inverno, como não há sol, tem lâmpadas de aquecimento na instalação interior para o ajudar a manter a sua temperatura corporal.
 
Este animal assim como as serpentes, tem a língua dividida em duas na ponta – chama-se língua bífida, ele põe a língua de fora e leva-a ao céu da sua boca e faz isto várias vezes . Já deves estar a pensar, porque é que fazem isso? 

Ora, enquanto nós, quando queremos cheirar, usamos o nosso nariz, através do olfacto, os Dragões-de-komodo levam a língua ao céu da boca e é lá que identificam os cheiros.