Um dia a dia diversificado


Saguim-imperador
Os calitricídeos são primatas de corpo pequeno que se encontram na região neotropical da América do Sul. Desta família fazem parte diversas espécies, nomeadamente: Mico-leão-dourado, Saguim-imperador, Saguim-bicolor, entre tantas outras.
Estes primatas têm unhas em forma de garras, em vez das típicas unhas achatadas como os outros primatas, e perderam a oponibilidade total do polegar, apesar do dedo grande do pé ser ainda totalmente oponível.Para os calitricídeos, sob cuidado humano, tal como para todos os primatas, é importante recriar um ambiente estimulante mental e físico para evitar o stress, muitas patologias e até comportamentos anormais. Para evitar estes problemas, o ambiente necessita de um elevado grau de complexidade e elasticidade, de forma a dar aos animais uma sensação de seguraa e estabilidade, bem como possibilidades de escolha.
O enriquecimento ambiental foi considerado em muitos estudos, como um dos principais fatores de sucesso na reprodução de primatas. Este consiste na disposição complexa e variada de estruturas físicas, como por exemplo cordas e plataformas, mas também na disponibilização de formas de alimentação diversas e pelo fornecimento de instrumentos manuseáveis.
O modo como a comida é apresentada é quase tão importante como uma dieta equilibrada, uma vez que os calitricídeos passam a maior parte do seu tempo à procura de alimento. Já foi demonstrado que os primatas preferem trabalhar para encontrar alimento mesmo quando este está facilmente acessível. O alimento quando é colocado na instalação deve representar um desafio para a espécie em questão, sendo que deve ser colocado em locais diferentes para que exista um estímulo comportamental para a procura de alimento.
Deixamos-te um pequeno vídeo para que acompanhes os nossos calitricídeos na aventura do Enriquecimento Ambiental!