Uma questão de saúde!



Nas Apresentações do Jardim Zoológico pretende-se através da execução dos comportamentos naturais de alguns animais, apelar à conservação da biodiversidade.
Na baía dos golfinhos, a apresentação de Leões-marinhos e Golfinhos conta com saltos e acrobacias que também poderiam ser vistos em habitat natural. Mas há outros comportamentos que fazem parte do reportório comportamental destes animais e que são fundamentais para o seu bem-estar, são os comportamentos veterinários. Ou seja, quando os animais executam comportamentos que permitem intervenções veterinárias de rotina para um correto seguimento do estado de saúde de cada animal. A colaboração dos animais em procedimentos veterinários pode determinar a sua sobrevivência quando se lida com animais selvagens sob cuidados humanos.
Tudo isto é possível com muito empenho e trabalho por parte dos nossos treinadores, através do treino dos animais. O treino é feito através do condicionamento operante em que os animais são recompensados sempre que executam um determinado comportamento que lhes é pedido pelo treinador. O treino é iniciado com pequenas brincadeiras quando os animais ainda são jovens. Este tipo de treino funciona dando uma recompensa a seguir ao comportamento, o chamado reforço positivo. Na Baía dos Golfinhos, é feito um trabalho de medicina preventiva visto que para serem efetuados testes veterinários os animais devem estar habituados a fazê-lo na sua rotina, caso contrário seria muito mais difícil fazê-lo quando estiverem doentes.

Agora que já sabes um pouco mais sobre cuidados veterinários e as nossas apresentações, vem ao Jardim Zoológico para te serem apresentados os nossos animais!