O Rei da Savana!

Os maiores felinos africanos são os Leões, sendo que no nosso planeta são só ultrapassados em tamanho pelo Tigre-da-sibéria.  Distribuem-se por todo o continente Africano, no entanto o seu território está a ficar cada vez mais raro e restrito a áreas protegidas.
Os leões são os mais sociáveis dos felinos e usam muitas expressões corporais e sons para comunicar entre si. O facto de serem tão sociáveis está muito relacionado com o seu habitat preferencial, a savana. Aqui, em campo aberto, a cooperação na caça e nos cuidados dispensados às crias é uma vantagem inegável. Não é, por isso, de estranhar que os leões vivam em grupos familiares territoriais (clãs), constituídos na base por leoas com parentesco direto (irmãs e filhas) e as respetivas crias, nos quais a presença de um ou mais machos adultos é temporária e periodicamente substituída (geralmente de três em três anos). O macho vigente é sempre o animal dominante do grupo (por vezes, o grupo é liderado por mais de um macho, geralmente dois, que nesse caso são normalmente irmãos). Mas, o leão consome tanta energia a patrulhar o território e a defender as fêmeas das investidas de outros machos que raramente caça. Assim, são as leoas que organizam e realizam as caçadas, com o fim de obter alimento para o grupo. No entanto, quando se dá a partilha da presa, o leão é o primeiro a comer e pode até ingeri-la completamente. Se não tiver muita fome poderá permitir que outros leões se alimentem da mesma presa.
No Jardim Zoológico é muito importante manter e estimular os comportamentos de procura de alimento e caça através do Enriquecimento ambiental. Para isso em felinos, o alimento é escondido, pendurado em pontos altos, colocado dentro de sacos de forma a criar um desafio para o animal em questão. Desta forma, para além de criarmos um estímulo de procura de alimento, os indivíduos podem desta forma manterem-se saudáveis fisicamente.