A "Lady" tem uma ave!



O Faisão-de-lady-amherst é uma das espécies abrangidas pela campanha da EAZA com o tema sudeste asiático, ver texto – Sudeste Asiático – Ameaças e desafios – esta espécie apresenta dimorfismo sexual, ou seja, ao olharmos para estas aves podemos distinguir o macho da fêmea. Os machos apresentam esporões nas patas e um penacho de penas vermelhas na cabeça. Como é comum nos faisões os machos apresentam cores mais intensas do que as fêmeas.
Fêmea
O penacho que apresentam é utilizado durante a época de reprodução durante a parada nupcial. O ninho é construído no solo, no qual é feita uma postura de em média 7 ovos, que são incubados por 21 dias pela fêmea.
 Após eclodirem dos ovos as crias são nidífugas, ou seja, começam a alimentar-se sozinhas, ainda que permaneçam junto da sua progenitora até serem independentes.
Macho
A sua alimentação é composta principalmente por matéria vegetal e invertebrados. Têm hábitos principalmente terrestres. No verão, encontram-se a altitudes mais elevadas, mas no inverno, deslocam-se em pequenos bandos para vales mais abrigados com maior abundância de alimento.
A destruição de habitat e a captura para alimentação humana são as suas principais ameaças.