Existem animais selvagens em Portugal? O Guarda-rios

Guarda-rios
Se pensas que para ser um bom “guarda-rios” terás de ser muito grande estás enganado. Podes ter apenas 10 cm, mas também podes chegar quase aos 50 cm.
Existem muitas espécies de guarda-rios em várias partes do mundo, especialmente nas zonas tropicais.
Em Portugal, o guarda-rios (Alcedo atthis) mede cerca de 17 cm incluindo o bico. É inconfundível, com o peito e ventre laranja e o seu dorso e asas azuis. Muitas vezes tudo o que conseguimos ver é uma mancha azul metálica a voar rapidamente.Vivem preferencialmente no litoral e em planícies, sobretudo junto a massas de água (rios, lagoas, estuários, salinas, arrozais, …) onde encontram o seu alimento e de onde lhes vem o nome. Ficam pousados nos ramos junto aos rios até verem a sua presa, um peixe, um anfíbio ou um crustáceo, e depois mergulham de cabeça, para a pescar, a uma velocidade de 40km/h. Podes encontrar esta espécie por toda a Europa e Norte de África, mas se vieres ao Jardim Zoológico, teremos todo o prazer de te apresentar o maior elemento desta família, a Kokaburra (Dacelo novaeguineae), que no habitat natural vive na Austrália.
Kokaburra
O comportamento é muito semelhante ao do nosso guarda-rios, e o regime alimentar também. Embora uma ave com este tamanho e com um bico tão robusto se possa alimentar também de juvenis de outras aves e pequenos mamíferos.Formam um casal para toda a vida, e costumam ocupar o mesmo ninho todos os anos, que pode estar nos troncos ocos das árvores.
Quando fores ao Jardim Zoológico, espero que consigas ouvir os sons que emitem (vocalizações). O que te pareceu?