Do deserto à floresta de coníferas

Taiga no Outono
A floresta de coníferas ou taiga,  caracteriza-se pela predominância de coníferas, ou seja, pinheiros e cedros. Podemos encontrar as Taigas em diferentes regiões do globo, na América do Norte principalmente no Canada e Alasca, também na Europa, na Suécia, Finlandia, assim como na Rússia. É o habitat predominante na porção terrestre do nosso planeta e apresenta um clima semelhante ao ártico, sendo que raramente sobre acima dos 20ºC. 

Encontramos nestes locais dois tipos de estações, o inverno e o verão no qual o período de luz é maior.

Ao olharmos para as plantas que habitam nestas áreas, verificamos que as suas copas são em cone e as folhas são em forma de agulha, são adaptações à neve e também as temperaturas frias, porque apesar de haver muita neve não há muita água disponível para as plantas, principalmente durante o inverno, isto porque se encontra maioritariamente sobre a forma de gelo ou neve.

Quanto aos animais que aqui habitam, como os lobos, ursos, lebres também têm que ter algumas adaptações às baixas temperaturas, por isso quando chega o inverno alguns optam por hibernar que é o que se passa com o urso, por exemplo. 

Este habitat em particular, está ameaçado por causa das alterações climáticas, visto que com mudanças bruscas nas temperaturas, os seres vivos que habitam nesta região e que estão habituados a viver com as duas estações poderão não ter capacidade para se adaptar a essa mudança.