O gigante prateado da floresta!


Macho no Jardim Zoológico
 Os Gorilas são os maiores primatas do nosso planeta. Apesar de serem muito corpulentos, ao contrário do que se vê nos filmes, não são agressivos nem assustadores, pelo contrário, são animais muito gentis. O macho é maior do que a fêmea e normalmente chamam-lhe “dorso prateado” por causa da cor prateada nas suas costas.
Organizam-se em grupos familiares, nos quais podemos encontrar um macho “dorso prateado”, que é dominante, várias fêmeas e crias. Uma curiosidade interessante sobre os Gorilas é que os seus narizes são sempre diferentes de indivíduo para indivíduo.
Durante o dia o grupo viaja junto, pela floresta, em busca de alimento e à noite cada gorila faz um ninho, no chão ou numa árvore, para dormir. O alimento destes animais é composto por frutas, sementes, folhas e por vezes, alguns insetos. O seu habitat natural é a floresta tropical húmida na África central, que está a ser destruída a um grande ritmo fazendo com que estes animais se encontrem criticamente ameaçados.
Fêmea com cria
 Esta destruição das florestas onde habitam, para alem de reduzir o seu habitat, ainda permite que os caçadores furtivos os encontrem com maior facilidade. Se nada for feito estima-se que em 2050, já não existam Gorilas no habitat natural.
No Jardim Zoológico tem sido feito um grande esforço para a conservação desta espécie, Gorila-ocidental-das-terras-baixas, com a contribuição para um projeto de conservação no habitat, com a participação na última campanha da EAZA sobre grandes primatas e com o melhoramento das instalações destes animais. Para uma contribuição ainda mais efetiva, felizmente nasceu um gorila pela primeira vez no mês passado, facto que nos orgulha bastante.
Para celebrar o nascimento da primeira cria de Gorila, o Jardim Zoológico está a realizar o passatempo 'Dá um nome ao Gorila bebé do Zoo'. Este passatempo pretende escolher o nome do mais jovem habitante do Jardim Zoológico. Para participares neste passatempo apenas tens de escrever a tua sugestão e enviar para o email promocao@zoo.pt até dia 10 de outubro, sem te esqueceres de indicar o teu nome completo e idade. Podes saber mais aqui.