Porque é que eu preciso de um telemóvel novo?


Sabias que cada vez que compras um telemóvel novo podes estar a contribuir para a extinção dos gorilas?
Parece-te impossível?!
O que é que uma coisa tem a ver com a outra afinal?

Gorila-da-Montanha
As várias subespécies de gorila encontram-se sobretudo nas florestas tropicais e florestas montanhosas da República Democrática do Congo. Este país tem enfrentado numerosas crises políticas e conflitos armados graves que tem tido consequências diretas não só sobre as populações humanas como também sobre a vida selvagem. Para além disso, a desflorestação, para a obtenção de madeiras exóticas (por exemplo), a caça para obtenção de troféus (crânios, mãos, etc.) ou de carne para vender nos países desenvolvidos, da Europa ou EUA, e as doenças humanas facilmente transmissíveis aos primatas, têm tido implicações graves na conservação dos gorilas. A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) classifica-os, neste momento, como criticamente em perigo.
Mas não é tudo... A exploração mineira de tantalite, embora altamente rentável para a República Democrática do Congo, tem um preço demasiado elevado para o ambiente e os seus habitantes. A exploração de tantalite sobrepõe-se à área de distribuição de gorilas e outras espécies, levando a confrontos diretos e à destruição do habitat, e a sua utilização em componentes eletrónicos resulta, em última análise, numa enorme produção de resíduos tóxicos para o ambiente. Sem esquecer o facto de que é utilizada para financiar conflitos armados.
 As baterias de telemóveis, computadores e outros artigos eletrónicos têm na sua composição tantalum (extraído da tantalite), pela sua capacidade de armazenamento de carga elétrica. Cada vez que compras um telemóvel novo, só porque tem uma nova função, e desperdiças um antigo ainda completamente funcional, estás a contribuir para que a exploração mineira de tantalite se mantenha e que a área de distribuição dos gorilas e o número de indivíduos sejam cada vez menores.
Gorilas-ocidentais-das-Terras-baixas no Jardim Zoológico
A reciclagem pode ser uma solução, e agora encontras vários centros de recolha de materiais eletrónicos, mas existem outros dois R's que deves pensar em primeiro lugar - Reduzir e Reutilizar. Reduzir a compra de eletrodomésticos e outros objetos de que não necessitas realmente, e Reutilizar os que já tens, por exemplo, podes ficar com o telemóvel pessoal que o teu pai já não utiliza porque tem de andar sempre com o telemóvel da empresa.

E lembra-te, ser ecológico, também é ser económico... Não incentivas a exploração de tantalite e ao mesmo tempo não gastas dinheiro desnecessariamente!