A família dos Timons!

Aqui no Jardim Zoológico temos várias famílias especiais, mas esta ficou famosa por um filme, o Rei Leão, já deves ter ouvido falar do Timon e do amigo Pumba.
O Timon e a sua família, são Suricatas, estes têm algumas características que as tornam diferentes, são muito organizados, cada um tem a sua tarefa, há uns que estão de vigia, outros escavam túneis e procuram alimento. Nestas famílias apenas um casal tem crias.

Existe um animal que é o vigia, este é fácil de observar porque está quase sempre em cima de rochas ou troncos, que estejam acima do chão e estão sempre a olhar para o céu, será que é para ver como está o tempo?

Nos últimos dias não tem havido muito sol, mas posso dizer-te que é para verem se há predadores no céu, ou seja se existem aves a tentar caçá-los. Se acharem que alguma ave os quer caçar, eles emitem sons, chamados vocalizações, que avisam a família e assim vão se esconder nos túneis que eles escavam. De notar que têm sons diferentes para os diferentes predadores que os possam predar.
Quanto à sua alimentação são como nós, comem um pouco de tudo, são por isso omnívoros. Na natureza, podem caçar animais venenosos, mas o veneno deles não lhe faz mal, eles são imunes ao veneno. No Jardim Zoológico temos duas famílias de Suricatas !