Follow by Email

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A "nossa" árvore


O ano passado o Sobreiro, Quercus suber, que pertence à família das Fagáceas, foi considerado a Árvore Nacional de Portugal, esta espécie é protegida em Portugal, ocupa uma área de 737.000 hectares, segundo o Inventário Florestal Nacional.
Também é conhecida por outros nomes, sendo o mais famoso – chaparro.
É uma árvore que em média tem 15 a 20 m de altura. O seu tronco é protegido por uma espessa casca, designada por cortiça e as folhas têm a forma oval que na face superior são de cor verde escura, revestida por ceras que as protegem e na face inferior têm uma cor acizentada. O fruto do sobreiro é classificado em glande, comummente designado por bolota, tem uma forma oval e um pedúnculo curto.
Esta árvore, apresenta inúmeras mais valias, desde logo a sua beleza, é o pilar dos nossos montados, sobre os quais pode ler mais em – “ Montado – um ecossistema tipicamente português“ , é neste ecossistema que habitam inúmeras espécies, muitas das quais em perigo de extinção.
A cortiça, protege o tronco do sobreiro e funciona como um escudo que esta árvore apresenta devido à presença de fogos regulares no clima Mediterrâneo. Permite-lhe também recuperar rapidamente do pós fogo.
De notar que a cortiça, representa uma grande fatia das nossas exportações anuais e pode ter inúmeras utilizações desde as rolhas, pavimentos, assim como peças de uso pessoal, chapéus, carteiras, sapatos, entre outras utilizações.

Sem comentários: