Dietas, cada um tem a sua!

Alimentação para Tucano
No Jardim Zoológico dos 2000 animais que cá vivem, pelo fato de serem de espécies diferentes, também têm diferentes regimes alimentares. Que regimes alimentares conheces? Omnívoros, herbívoros, carnívoros e depois, existem aqueles que poderás desconhecer o nome, como os insectívoros, que se alimentam só de insetos ou os frugívoros que se alimentam apenas de fruta.
Assim aqui no Jardim Zoológico, cada animal tem a sua dieta, isso varia conforme a espécie do animal, mas também com a sua idade, o sexo, se por exemplo está gestante ou não e claro o tipo de regime alimentar.
Lémures-de-cauda-anelada
Essa informação é dada pelo Serviço de Nutrição, onde depois são preparadas as refeições dos animais, todos os alimentos são cuidadosamente escolhidos e colocados nas taças. Depois são levadas para as instalações dos habitantes do zoo, pelos tratadores, que verificam se os animais se estão a alimentar.
Alguns comem deliciosas saladas com um toque de gelatina como é o caso dos Lémures-de-cauda-anelada, outros comem carne que é colocada dentro de sacos de serapilheira, como item de enriquecimento ambiental.  As suricatas, são omnívoros, são alimentados com  ovos, carne picada e por vezes fruta.
Já o Mico-leão-dourado, alimenta-se de insetos vivos, que têm de caçar na sua instalação. Os grandes herbívoros alimentam-se de rações, que já são formuladas em específico para as espécies em questão, complementados com o feno sempre disponível nas instalações.
A alimentação é assim um dos pilares da saúde dos nossos animais e graças ao trabalho das várias equipas de tratadores e serviço de nutrição é feita o melhor possível!