A AVE DO ELMO PREGUEADO



O Calau-de-elmo-pregueado (Aceros undulatus) vive em florestas tropicais húmidas, nas ilhas de Samatra, Bornéu, Java e Bali, por isso esta espécie está este ano abrangida pela campanha da EAZA, com a temática do Sudeste Asiático. Apresenta um bico muito desenvolvido, que lhe permite alimentar-se de frutos, assim como ovos, rãs e até répteis como serpentes e lagartos, por isso têm um regime alimentar omnívoro. 

Este animal da classe das aves é monogâmico, forma casais e coloca os seus ovos em árvores com troncos ocos. É com facilidade que podemos distinguir os machos das fêmeas porque esta espécie apresenta dimorfismo sexual, assim sendo o macho apresenta uma estrutura amarela abaixo do bico no seu pescoço, enquanto que na fêmea essa estrutura é azulada.

Em termos de ameaça de extinção encontra-se num estatuto pouco preocupante, ainda assim dadas as ameaças atuais às florestas do nosso planeta e também o comércio ilegal de espécies, poderão vir a colocar esta maravilhosa ave em perigo de extinção.

Esta ave pode ser observada no Jardim Zoológico. Quando voa, devido à sua dimensão, conseguimos ouvir o seu bater de asas.