E tu, já pedalaste hoje?

Atualmente, um dos grandes problemas que afeta o nosso planeta é a poluição atmosférica, que se caracteriza, basicamente, pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas deste fenómeno são a eliminação de resíduos por certas indústrias e a queima de carvão e petróleo em fábricas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. 

Esta acumulação de gases na atmosfera tem consequências negativas tanto na nossa saúde, como na saúde do planeta. Já ouviste falar do “buraco” na camada de ozono? O ozono é o gás que filtra os raios ultravioleta do Sol. Devido a este “buraco” na atmosfera (localizado na zona da Antártida), e que tem vindo a aumentar ao longo dos anos, estes raios chegam com maior intensidade à superfície terrestre, podendo causar queimaduras graves e problemas de pele, assim como a destruição das folhas das plantas. 

Como podes ajudar a diminuir este tipo de poluição? São várias as formas, sendo que a mais fácil passa pela alteração dos meios que utilizas para te deslocares. Se te deslocas sempre de carro, passa a optar pelos transportes públicos. Já imaginaste a quantidade de gases que não seriam libertados na atmosfera se a maioria das pessoas optasse por se deslocar de autocarro, comboio ou metro? 
Mas o meio de transporte mais ecológico é mesmo a Bicicleta! Descobre agora as vantagens se optares por te deslocares a pedalar:


1 – Não deitas gases para a atmosfera 

2 – Poupas dinheiro 

3 – Apanhas sol e vento 

4 – Não contribuis para o aquecimento global 

5 – Fazes exercício 

6 – Ganhas equilíbrio 

7 – Vês melhor a paisagem 

8 – Podes parar para conversar com os amigos 

9 – Ficas bem-disposto 

10 – O planeta fica mais teu amigo porque tu estás a ser amigo do planeta