Follow by Email

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Os Reis Magos e o meio de transporte ecológico!


Está quase aí o dia em que os três Reis Magos chegaram ao destino da sua grande viagem e entregaram os seus presentes: ouro, incenso e mirra. E qual foi o meio de transporte que utilizaram? Avião, barco, carro ou bicicleta? Não foi nenhum destes! Os Reis Magos foram levados por camelos! Um meio de transporte verdadeiramente ecológico! Queres aprender um pouco mais sobre estes animais?
Os camelos são mamíferos que estão adaptados à vida nos desertos. Como são locais onde faz muito calor, no início da Primavera os camelos mudam a sua pelagem, perdendo o pêlo grosso do Inverno e ficando com um pêlo mais fino que permite suportar o calor do Verão. Além disso, podem mesmo passar muito tempo sem beber água, mas quando encontram um local com água, conseguem beber até 150 litros em poucos minutos e, por vezes, podem beber água salgada. Também têm formas de se protegerem das tempestades de areia. Sabias que têm umas longas pestanas para proteger os olhos e também conseguem fechar as narinas para evitar a entrada de areia no nariz? E quais serão os segredos que escondem nas duas bolsas que têm no dorso, as bossas? 
Camelo Camelus bactrianus
A maioria das pessoas pensa que é água, mas estão enganadas! As bossas armazenam gordura no seu interior, que serve como reserva de energia quando há falta de alimento, e que podem diminuir ou até desaparecer se essas reservas forem utilizadas. Quando se alimentam, os camelos gostam muito de comer vegetação seca e cactos. Em alguns países, os camelos são animais domésticos, ajudando o Homem no transporte de mercadorias e fornecendo carne, leite e lã. Já viste a sorte que tiveram o Belchior, o Gaspar e o Baltazar? Se não fossem estes fantásticos animais, os presentes poderiam nunca ter chegado ao seu destino!

Sem comentários: