A corrida do Mutum-de-capacete


Apesar da sua plumagem negra parecer uma boa forma de se camuflar no interior das florestas densas nas montanhas dos Andes e Perijá, na Venezuela e Colômbia, o Mutum-de-capacete treina para uma corrida importante – A Fuga à Extinção.
Ao alimentar-se de frutos caídos mostra-se um útil dispersor de sementes no seu habitat, mas a acção do Homem está a colocar a sua existência em risco assim como a das plantas que beneficiam com o seu comportamento.
O macho desta ave, parente das galinhas, conquista a sua fêmea com danças circulares no solo, mas pode fazer os ninhos seis metros acima, numa bifurcação de um ramo. 
Esta espécie está considerada em perigo pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) devido à destruição, fragmentação e modificação do seu habitat, mas também devido à caça. Nem dentro de parques naturais esta espécie se encontra a salvo. É caçada sobretudo para a alimentação, mas também para o uso do crânio e dos ovos como troféus ou ainda pela crença nas propriedades afrodisíacas do seu capacete.
Na corrida pela conservação, o Mutum-de-capacete está entre as quatro espécies de aves prioritárias da Venezuela.
Não percas esta corrida e vem conhecê-lo no Zoo.