PLANTAS COM CHEIRO




Existem plantas que têm um cheiro especial. O alecrim e a lavanda, por exemplo, são muitas das vezes são usados para o fabrico de perfumes, mas outras há que são usadas na nossa alimentação, para dar mais sabor aos pratos, como o manjericão, a salsa, os coentros, e se pensarem nas pizzas lembras-te logo dos orégãos.

Todas estas ervas são aromáticas e muito utilizadas especialmente nos países que ficam perto do mar mediterrâneo, como Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia.

Para além dos perfumes e da culinária, estas plantas podem também ser utilizadas para dar cheiro as roupas - colocando em saquinhos para dar cheiro dentro do armário - ou até mesmo para o fabrico de medicamentos.

Às vezes durante as visitas guiadas os alunos são incentivados a tocar na lavanda para depois sentirem o seu cheiro, usando assim dois sentidos o tacto e o olfacto, alguns meninos dizem que sentem o cheiro a limão.

Se quiseres sentir alguns cheiros mais intensos pede aos teus pais para cheirares as ervas que se costuma ter na cozinha ou então vem ao Jardim Zoológico e procura as plantas com cheiro.