PORQUE É QUE AS ZEBRAS TÊM RISCAS?



São muitos os animais que vivem no Jardim Zoológico e que têm riscas, mas esta semana vamos falar de um animal que se alimenta de plantas - um herbívoro - tem cascos - como o cavalo ou a vaca - e tem crina. De que animal estaremos a falar?

Muito bem, é a zebra! A zebra é branca com riscas pretas ou preta com riscas brancas? Olhando com atenção, conseguimos perceber que a sua barriga é branca com riscas pretas e não o contrário. 

As riscas têm no entanto um propósito. Sendo as zebras presas, e quem é que caça as zebras, são os leões? Pois até podiam ser, mas quem caça são as leoas, assim os predadores das zebras são as leoas.

A fim de evitar os predadores, as zebras vivem em manadas. Desta forma, os predadores não conseguem perceber onde é que começa uma zebra e termina a outra, parece um animal só, pode parecer estranho, mas a verdade é que as ajuda a sobreviver!

Ao visitar as Zebras-de-grevy (Equus grevyi) no Jardim Zoológico desafiamos a descobrir qual a outra espécie que com elas partilha a instalação.