A natureza é sábia, nunca ouviu dizer?

Aves, répteis e até mamíferos a construírem um ninho, é uma das atividades mais ecológicas do mundo animal. Depois da escolha apropriada do local, uma toca, uma gruta, uma zona de vegetação alta ou por exemplo um tronco de árvore. 
Ninho de tecelão
Os materiais utilizados são muito variados e vão de penas e pelo da própria mãe para garantir uma caminha fofa, quentinha e confortável para os seus filhotes que irão nascer (não têm mantinhas disponíveis), a pequenos raminhos para sustentação, folhas para a estrutura e camuflagem, e até teias de aranha, argila, e terra para unir os materiais (na loja dos animais não há berços, caminhas de grades ou conjuntos de lençóis à venda). 
Tudo muito bem acondicionado num buraco de um tronco de árvore, sobre um ramo, no solo depois de uma pequena escavação, numa encosta rochosa, numa margem de um rio, ou até na areia de uma praia! Chama-se a isto reutilizar materiais. 
Os animais não precisam de aquecimentos nem ar condicionado para equipar o quarto das suas crias. Utilizam por exemplo o próprio corpo da mãe, como é o caso da Pitão-da-birmânia que, para incubar os seus ovos, estremece o corpo enrolada neles, para assim produzir o calor necessário ao seu desenvolvimento. Os ursos, por exemplo planeiam o nascimento das suas crias para a primavera, evitando que ocorram nascimentos numa época do ano em que teriam que vencer temperaturas muito baixas para além da falta de alimentos para a mãe que assim não teria leite suficiente para amamentar os seus pequenotes. 
Durante a gestação, muitos pares trabalham em conjunto, construindo os ninhos e armazenando. O pai Calau, por exemplo, leva comida à futura mamã que não abandona o ninho enquanto incuba os seus ovos. Os casais de pinguins dispensam ninho e revezam-se, são extremamente habilidosos em passar o seu ovo de um progenitor para o outro quando está na altura de um sair para se alimentar. Já nos mamíferos é mais frequente as fêmeas afastarem-se do grupo e procurarem um local onde ficar até que as suas crias nasçam. Algumas aves voltam em cada época de nidificação ao mesmo ninho onde nasceram os seus filhotes na época anterior! Sem ar condicionado ou aquecedores, sem uma despensa de alimentos para a futura e recém-mamã, sem lojas de puericultura, os animais utilizam os materiais que a Natureza lhes dá! 
Sabia que já existem berços feitos de papelão reciclado para o seu bebé? Sabia que se investir em fraldas reutilizáveis vai evitar a produção de 1 tonelada de resíduos de fraldas por bebé? Sabia que utilizando fraldas reutilizáveis poupa entre 500 a 800€ em fraldas por bebé? Já pensou que pode fazer o enxoval do seu bebé poupando imenso dinheiro e tendo o prazer de ser original, feito à medida e homemade?