A importância de um jardim na nossa casa

É claro que a importância que cada um de nós dá ao jardim é muito diferente, pois cada um desses jardins é criado com um determinado objectivo, que poderá ter múltiplos usos. Portanto quando se criam espaços verdes, como os jardins das nossas casas, o seu criador deverá pensar nos diferentes objectivos, de forma a reflectir a sua ideia para o espaço.
Os usos que atribuímos aos jardins é que os tornam diferentes e mais ou menos importantes. Por exemplo, para um biólogo um jardim poderá ser uma fonte de estudo, já para um escritor poderá ser uma fonte de inspiração, para outros poderá ser para contemplação, descanso, lazer, etc.
Então a importância depende do uso e depende também de cada um de nós que usufrui do jardim. Apesar da importância de um jardim estar relacionada com as pessoas, pelo facto de nos poder fornecer alimentos frescos, exercícios e benefícios para a saúde, criar oportunidades de aprendizagem geracional e ao longo da vida, através da jardinagem, melhorando a paisagem e o ambiente próximo das pessoas, tem também importância como espaço de vida, biodiversidade e, em ultima análise, como fonte de oxigénio.
Em vários estudos na Europa e na América um projecto de paisagismo para o jardim da propriedade, casa, urbanização, empresa ou até mesmo centros comerciais pode aumentar o valor dessa mesma propriedade de 10% a 30%.
Em suma, a importância de um jardim na nossa casa depende de cada um de nós e para o objectivo para que foi criado, seja ele ambiental, estético, cultural, económico e/ou educacional.