Se fores ao Sado lembra-te… Os golfinhos do Sado precisam da tua ajuda.

Sabia que a população de golfinhos do Sado (Golfinho-roaz Tursiops truncatus) é uma das únicas populações estuarinas na Europa? O reduzido efetivo populacional, o envelhecimento da população, e a degradação do seu habitat ameaçam fortemente a sobrevivência desta população tão singular.
 Em 2010 registavam-se apenas 25 indivíduos residentes no Sado. Medidas de ação têm sido levadas a cabo através do “Plano de Ação para a Salvaguarda e Monitorização da População de Roazes do estuário do Sado” em parceria com instituições como o Jardim Zoológico, e algumas crias já nasceram desde então. No entanto, a ação direta da população no rio e praias adjacentes, é determinante para o seu bem-estar e continuidade no estuário.
Por tudo isto, este verão, quando fores à praia, por exemplo à Arrábida, a Troia, à Comporta, ou se fores passear de barco no rio ou atravessar o Sado de Ferry, lembra-te de fazer a diferença e protege os Golfinhos do Sado. Se vires alguém a atirar lixo, a aproximar-se demais ou a alimentar os animais chama-os à atenção, e explica que só os estão a prejudicar. Eles caçam diariamente e asseguram as suas refeições. Em habitat natural, não precisamos de os alimentar, só precisamos de não perturbar e não poluir!

Boas férias!