ENCONTRO COM O TRATADOR DO ELEFANTE-AFRICANO


Hoje tivemos o encontro com o tratador dos Elefantes-africanos. Foi um encontro de “peso” e de grande aprendizagem que partilhamos convosco.

O que distingue o Elefante-africano do Elefante-asiático?
A espécie de elefantes existente no Jardim Zoológico é o Elefante-africano-de-savana (Loxodonta africana). Uma das diferença entre este e o Asiático são as orelhas. Enquanto que o Elefante-asiático tem as orelhas pequenas o Elefante-africano tem umas orelhas maiores e com a forma do continente Africano.

Porque estão separados os elefantes?
Na natureza os elefantes fêmeas vivem separados dos machos sendo o grupo comandado pela matriarca, a fêmea dominante. Os elefantes macho só se juntam com as fêmeas nas alturas de cio e o mesmo acontece aqui no Jardim Zoológico

Como sabem se as fêmeas estão ou não receptivas?
As fêmeas quando estão em cio segregam um liquido de uma zona perto das orelhas. Aí os tratadores já sabem que elas estão prontas para copular.

Qual o tempo de gestação?
O tempo de gestação é de 22 meses e de cada gravidez nasce apenas uma cria.

Porque é que os elefantes abanam as orelhas?
Há dois motivos principais que levam um elefante a abanar as orelhas e percebemos o motivo consoante a velocidade com que o fazem. Se abana as orelhas com muita força significa que está a ficar zangado, se por outro lado abana as orelhas devagar, está a refrescar-se. As orelhas dos elefantes são fortemente irrigadas, estes abanam as orelhas e dessa forma arrefecem o sangue nas mesmas, que de seguida se espalha pelo resto do corpo levando a um arrefecimento corporal do animal.


Que outras formas usa o elefante para se refrescar e para se proteger do sol?
Os elefantes são animais com pele nua (não tem pelos a cobrir o corpo, só na ponta da cauda), muito espessa, daí a denominação de paquidermes à semelhança dos rinocerontes e hipopótamos. Apesar de uma pele espessa, a ausência de pelo torna mais complicada a sua proteção dos raios solares. Para se protegerem do sol os elefantes podem entrar nos cursos de água para se banharem ou então envolverem-se na lama, funcionando a mesma como uma espécie de protetor solar. A lama para além de proteção solar serve também como proteção para os insetos.

Como é que os tratadores limpam a instalação?
Para limpar a instalação, os tratadores atraem os elefantes para dentro da instalação interior de forma a poderem entrar na instalação exterior em condições de segurança.

Como dormem os elefantes?
Os elefantes dormem muito pouco tempo, cerca de uma hora por dia. A partir de uma certa idade dormem em pé, já que depois de crescerem e ficarem muito pesados torna-se muito difícil levantarem-se.

Qual a alimentação que eles têm aqui no JZ?
No JZ os elefantes têm como principal alimentação feno porém, às vezes damos-lhes pão, cenouras e frutos como guloseima.

Qual a quantidade de comida e água que eles ingerem por dia?
Cada elefante ingere cerca de 130 kg de feno por dia e bebe cerca de 100 litros de água.

Porque comem as fezes uns dos outros?
Há duas teorias que explicam o porquê dos elefantes comerem as fezes uns dos outros: uma diz que isso acontece porque os elefantes não conseguem fazer uma correcta digestão das sementes que compõem o feno. Por essa razão, quando defecam, as fezes ainda contêm sementes pouco digeridas. Os elefantes ingerem então essas sementes das fezes de outros elefantes e assim garantem uma mais eficaz digestão. A segunda teoria relaciona esta questão com a falta de alimento nas savanas. Por ser escassa a alimentação, os elefantes terão desenvolvido este hábito de se alimentarem das sementes presentes nas fezes uns dos outros para  melhor aproveitarem a comida.

Para que servem as presas?
As presas, ou seja, os dentes, servem para os elefantes se defenderem e servem também para derrubarem árvores na natureza.

Quanto tempo vivem os elefantes?
Podem viver até aos 80 anos no natureza mas já há casos de animais que viveram até aos 100 ao cuidado humano.

Porque estão os elefantes a extinguir-se?
Os elefantes são caçados com o único propósito de retirar as presas. Este material, o marfim, é muito valioso no mercado ilegal e por isso os caçadores cotinuam a abater elefantes.




Enriquecimento Ambiental

Enriquecimento Sensorial
Está presente na cascata. É um elemento que executa um som específico e permite também um controlo bioclimático. Por outro lado este elemento funciona também como enriquecimento físico por ser um elemento compositor da instalação e ainda como enriquecimento ocupacional pois é um espaço de algumas brincadeiras.

Enriquecimento Alimentar
Se repararem, na parede da instalação dos elefantes há uns buracos. Nesses buracos nós colocamos algumas guloseimas para que os animais as tenham que procurar para se alimentarem. Outra forma de enriquecimento alimentar são os gelados de fruta, que funcionam também como enriquecimento ocupacional pelo tempo que o animal leva até ao gelo derreter e conseguir chegar à fruta.