O Okapi (Okapia johnstoni) é o animal do mês!


Temos uma grande notícia para partilhar convosco, o Okapi é o animal do mês no Jardim Zoológico. Adivinham porquê? Porque temos uma pequena cria!

O Okapi habita a floresta tropical do Ituri, na República Democrática do Congo e é o único parente vivo da Girafa. Estes animais apresentam um vasto leque de adaptações que os ajudam a sobreviver na floresta, entre predadores, incluindo camuflagem e estruturas para a execução de tarefas essenciais. Exemplos são a enorme língua que utilizam tanto para a sua higiene como para a obtenção de folhas e rebentos das árvores; as orelhas que se movem de forma independente para que consigam determinar com maior exatidão a origem dos sons, e o pelo curto e oleoso que lhes garante proteção da humidade da floresta tropical, permiti-lhes manterem-se secos já que assim, a água da chuva e a humidade deslizam sem os ensoparem!


Sendo mamíferos ungulados, ou seja, não predadores, os Okapis têm estratégias de defesa muito particulares. Uma estratégia interessante é a que as crias adotam nas primeiras semanas de vida. Depois do nascimento, a cria é escondida pela mãe na floresta densa, e ali fica durante cerca de 2-3 semanas. A progenitora só vai ao esconderijo para amamentar a cria e volta a sair. Durante esse tempo, a cria não defeca, ou seja, dificulta o trabalho dos predadores já que não deixa provas da sua existência nem espalha o seu odor! A cria, que fica sozinha durante várias horas, restabelece o contacto com a mãe vocalmente. Elas trocam chamamentos que, ao ouvido do Homem, se assemelham a uma leve tosse.

Ficaram curiosos? Então venham ao Jardim Zoológico conhecer o nosso pequeno Okapi e a sua mãe.

Até breve