ABELHAS... FACTOS E MITOS


As abelhas têm riscas pretas e amarelas em todo o corpo?
Não, algumas abelhas têm o abdómen(1) todo negro.
(1)Os insetos, como as abelhas têm o corpo divido em cabeça, tórax e abdómen. 

Como se distingue uma abelha de uma vespa?
As abelhas têm corpos mais robustos (como se fossem mais gorduchas) enquanto que nas vespas se nota uma cintura muito fina, entre o tórax e o abdómen (daí a expressão “cintura de vespa” quando nos referimos a uma pessoa magra com a cintura pequena).
As abelhas são peludas enquanto que as vespas têm um corpo liso e brilhante.
Para além disso, as abelhas são herbívoras e as vespas são carnívoras.

Distinguimos a abelha-rainha porque tem uma mancha vermelha no tórax?
Não, as manchas nas abelhas-rainhas, que podem ser vermelhas ou de qualquer outra cor, são feitas pelo apicultor. As abelhas-rainhas distinguem-se porque têm quase o dobro do tamanho das operárias.

Só quando morre uma abelha-rainha é que as abelhas-operárias vão à procura de outra?
Não, são as abelhas-operárias que escolhem quando querem ter uma nova rainha e a antiga é “convidada” a sair, podendo levar alguns membros da colónia consigo. A nova abelha-rainha será diferente das operárias porque desde o momento em que é uma larva até ao final da sua vida será alimentada com geleia-real, um alimento exclusivo de rainhas.

O que é um zangão?
É uma abelha macho, maior que as abelhas-operárias, mas sem ferrão. A sua função é acasalar em voo com uma abelha-rainha.
Depois de saírem da colmeia nunca mais poderão voltar: se acasalarem com uma abelha-rainha, morrem depois da missão cumprida; se voltarem à colmeia são mortos pelas operárias porque não conseguiram cumprir a missão.

Quando perde o ferrão a abelha morre?
As operárias têm ferrões que utilizam como arma de defesa. Esses ferrões, quando picam o homem ou outros animais maiores, podem ficar presos e serem arrancados do corpo da abelha fazendo com que ela morra.

O mel é feito com pólen?
Não, o mel é feito a partir do néctar que as abelhas retiram das flores. As abelhas guardam-no numa bolsa dentro do seu corpo e passam-nos a outras abelhas na colmeia. Depois de perder quase toda a água o néctar torna-se espesso e origina o mel que é armazenado nos favos.

Os ursos vão às colmeias para comer o mel?
Os ursos gostam de mel, mas quando atacam as colmeias é, sobretudo, para comerem as larvas das abelhas.

Como é que as abelhas sabem para onde ir?
Algumas operárias partem à procura de um local onde possam recolher néctar ou de um novo local para a colmeia. Quando regressam dançam para as companheiras. A direção da sua dança indica a direção do local, e a velocidade dos seus ziguezagues indica a distância a que se encontram.
Karl von Frisch conseguiu decifrar a dança das abelhas e em 1973 ganhou o prémio Nobel da Medicina/Fisiologia por causa disso.

As abelhas estão a desaparecer?
Existem muitas razões para as abelhas estarem ameaçadas a nível mundial. Várias doenças, a poluição, o aumento da temperatura, os químicos usados na agricultura, animais que as atacam (como as vespas asiáticas que estão agora a invadir Portugal e outros países da Europa), são algumas das causas da morte direta das abelhas adultas ou das suas larvas, que são alimentadas com produtos contaminados. As abelhas domésticas, porque são mais frágeis que as selvagens, enfrentam um risco ainda maior.

O que aconteceria se todas as abelhas do mundo desaparecessem?
As abelhas são responsáveis por polinizar muitas plantas, incluindo muitas árvores de fruto e vegetais importantes para a nossa alimentação. Se elas desaparecessem, muitas dessas plantas não teriam outro inseto que pudesse fazer a sua polinização e não se conseguiriam reproduzir. Portanto, também não iriam produzir frutos. Sem plantas novas a nascer e com a morte das mais velhas, estas espécies desapareceriam do planeta.