Já ouviste falar em óleo de palma?


Talvez nunca tenhas reparado mas uma grande parte dos produtos que hoje utilizamos na nossa alimentação como é o caso das bolachas, chocolates, margarinas e até nos cosméticos possuem na sua constituição óleo de palma. Mas afinal o que é o óleo de palma? O óleo de palma é um óleo vegetal comestível extraído a partir da polpa dos frutos que crescem em cachos nas palmeiras. Para além disto o óleo de palma é um óleo extremamente rentável face a outros como o óleo de girassol ou de soja pois produz mais frutos por unidade de terreno que qualquer um dos outros. O principal problema relativamente ao óleo de palma é o seu cultivo. Sabias que os maiores produtores de óleo de palma hoje em dia são a Indonésia e a Malásia?
Plantação na Indonésia
 Estes, e outros países do Sudeste asiático têm vindo a converter grandes áreas de floresta tropical para o cultivo das palmeiras, destruindo assim o habitat de inúmeras espécies como é o caso do Orangotango-de-sumatra. A destruição da floresta original força também determinadas comunidades a abandonar as zonas onde anteriormente viviam. Para os orangotangos o problema é não só a perda do seu habitat mas também o facto de este ficar cada vez mais fragmentado. Para além disso muitos orangotangos acabam por perder a vida neste processo.
Sendo a Europa um dos maiores consumidores deste produto, temos o dever de fazer escolhas responsáveis enquanto consumidores! Se todos prestarmos atenção aos produtos que compramos nos supermercados podemos ajudar a diminuir o consumo de óleo de palma e evitar que mais áreas sejam desflorestadas todos os anos nestas zonas do nosso planeta. Existem já alguns produtos certificados que utilizam o chamado “Óleo de palma sustentável”, ou seja, cujo cultivo não pode ser feito em áreas vitais para espécies ameaçadas.
Tudo depende das nossas escolhas! Faz a tua parte!