O SIAMANGO


Ao visitar o Jardim Zoológico há uma enorme variedade de sons que se podem ouvir. Podemos não conseguir identificar os animais que os emitem mas, um dos sons mais característicos é sem dúvida o do Siamango (Symphalangus syndactylus).

Quem é o Siamango? 
O siamango é um primata, tal como o gorila ou o mico-leão-dourado, no entanto ele pertence a um grupo muito particular de primatas: os gibões, sendo o Siamango o maior de todos os gibões. No Jardim Zoológico habitam outras espécies de gibões como por exemplo o Gibão-de-mãos-brancas (Hylobates lar).  e estas espécies são originárias do Sudeste Asiático.



Uma das principais formas de distinguir os gibões de outros animais é o seu modo de locomoção: a braquiação. Dado que os gibões são essencialmente arborícolas e raramente se deslocam no solo, estão muito bem adaptados à vida na copa das árvores. Com os seus longos braços e articulações especializadas, conseguem deslocar-se de ramo em ramo a velocidades e distâncias muito grandes. Outra característica importante dos gibões é a sua territorialidade, ou seja, estes animais formam geralmente casais e defendem o seu espaço através de vocalizações, muitas vezes em duetos ou sozinhos.



O siamango é sem dúvida o mestre das vocalizações! Podem ser ouvidas a quilómetros de distância e acontecem geralmente mais intensas nas horas de crepúsculo ou seja ao amanhecer e ao anoitecer. Para poder cumprir esta tarefa, o siamango conta com uma estrutura na sua garganta que se chama “saco gular”. Este, tem a capacidade de se insuflar e esvaziar como um balão permitindo ao animal produzir uma variadíssima gama de sons. É um animal que se alimenta essencialmente de vegetais e frutos. Tanto o macho como a fêmea possuem a pelagem escura. Infelizmente estes animais estão cada vez mais ameaçados pela destruição do seu habitat e pela captura ilegal para o comércio de animais.