Follow by Email

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O Siamango (Symphalangus syndactylus)

Já pensaste na enorme variedade de sons que se podem ouvir no Jardim Zoológico? Talvez não saibas ainda identificar todos os animais pelos sons que emitem mas seguramente um dos sons mais característicos que qualquer visitante como tu recorda sempre que ouve é o que é emitido pelo Siamango!
Não sabes o que é um Siamango? O siamango é um primata, tal como o gorila ou o mico-leão-dourado, no entanto ele pertence a um grupo muito particular de primatas: os gibões, sendo o Siamango o maior de todos os gibões. Aqui no Jardim Zoológico podes encontrar outras espécies de gibões como o gibão-de-mãos-brancas e estas espécies são originárias do Sudeste Asiático.

Uma das principais formas de distinguir os gibões de outros animais é o seu modo de locomoção: a braquiação. Dado que os gibões são essencialmente arborícolas e raramente se deslocam no solo, estão muito bem adaptados à vida na copa das árvores. Com os seus longos braços e articulações especializadas, conseguem deslocar-se de ramo em ramo a velocidades e distâncias muito grandes. Outra característica importante dos gibões é a sua territorialidade, ou seja, estes animais formam geralmente casais e defendem o seu espaço através de vocalizações, muitas vezes em duetos ou sozinhos.
O siamango é sem dúvida o mestre das vocalizações! Podem ser ouvidas a quilómetros de distância e acontecem geralmente mais intensas nas horas de crepúsculo ou seja ao amanhecer e ao anoitecer. Para poder cumprir esta tarefa, o siamango conta com uma estrutura na sua garganta que se chama “saco gular”. Este, tem a capacidade de se insuflar e esvaziar como um balão permitindo ao animal produzir uma variadíssima gama de sons. É um animal que se alimenta essencialmente de vegetais e frutos. Tanto o macho como a fêmea possuem a pelagem escura. Infelizmente estes animais estão cada vez mais ameaçados pela destruição do seu habitat e pela captura ilegal para o comércio de animais.

Quando vieres visitar o Zoo, fica atento aos sons e procura o Siamango e os outros gibões pois talvez consigas ouvir as suas “canções”.

Sem comentários: