AGIR PARA AJUDAR E MELHORAR A SAÚDE DO PLANETA

Pequenas ações – Grandes diferenças!

Este momento na história da conservação do nosso planeta é único. Não percas a oportunidade. As nossas escolhas de hoje vão determinar que espécies de animais e plantas vão sobreviver. Se tivesses o poder de mudar o mundo, não o usavas?
O concurso DESLIGA A FICHA! tem por objetivo a realização de trabalhos que destaquem essencialmente a eficácia da ação coletiva na redução do consumo de energia e proteção da biodiversidade para inspirar e sensibilizar as pessoas para a realização de ações que podem ajudar a salvar as espécies e que desenvolvam o interesse pela Conservação da Biodiversidade, para além de contribuir para aprofundar o seu conhecimento, privilegiando, em particular, a pesquisa e a recolha de informação.
Esta proposta educativa procura fomentar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos nossos alunos enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta.
Com este concurso pretende-se:
1) Sensibilizar para a redução do consumo de energia a favor da proteção da vida animal e dos ecossistemas;
2) Debater em ambiente escolar os comportamentos do Homem em relação ao Ambiente e as suas implicações;
3) Estimular a criatividade dos alunos, motivados pela participação no concurso.
Através da participação no Concurso DESLIGA A FICHA! pode-se abordar temáticas curriculares de uma forma aliciante, sensibilizando e envolvendo a comunidade educativa e local para as boas práticas ambientais e para os seus comportamentos atuais e futuros. Esta temática está também enquadrada na Década das Nações Unidas para a Biodiversidade.
O concurso DESLIGA A FICHA! é uma iniciativa conjunta do Jardim Zoológico, da ABAE – Programa Eco Escolas – e da Microsoft Educação, através da plataforma “Partners in Learning”. PARTICIPA!