PLANTA DO MÊS | Viburnum tinus L.

Da primeira vez que a vi, ou que reparei nela, o que captou a minha atenção foram os seus frutos de um tom roxo metalizado. Pequenas drupas reunidas no mesmo plano, formando um disco que brilhava sob o Sol dessa tarde.
Não me lembrava de alguma vez me ter cruzado com esta planta, talvez fosse uma exótica, trazida para aquele jardim para o embelezar.
De facto é um dos arbustos ornamentais mais cultivados em Portugal, muito usado na Europa e na América do Norte, por manter as suas folhas verdes e lustrosas todo o ano.
Mas o folhado – o Viburnum tinus L. – cresce também espontaneamente em Portugal, bem distribuído no centro e sul do país e no vale do Douro, também aparece nos Açores. Prefere locais ensombrados e próximos de ribeiras, ocorrendo mais em zonas de clima mediterrânico do que nas de clima continental.
É por esta altura, de Fevereiro a Março, que tem o seu pico de floração, oferendo as suas aromáticas flores, de cinco pétalas brancas, em “ramalhetes” porto da a planta. Vale a pena apreciar a sua beleza.
Quanto aos frutos, que surgem no final do Verão, não tente comê-los, em tempos chegaram a ser usados como purgantes.